Orlando Miranda de Carvalho, ator, produtor e empresĂĄrio teatral, nascido no Rio de Janeiro, em 1933, nos deixou no dia 09/12/2024.
Formou-se pela Escola de Teatro Martins Pena em 1959, e em 1963 fundou o Teatro Princesa Isabel, juntamente com Pernambuco de Oliveira e Pedro Veiga. O espaço foi palco dos primeiros shows de Bossa Nova, de inĂșmeros sucessos como âRoda Vivaâ, âTrair e Coçar Ă© sĂł Começarâ, âUm Grito Parado no Arâ, entre tantas outras, alĂ©m de receber atores e atrizes como ProcĂłpio Ferreira, Gianfrancesco Guarnieri, Paulo Gracindo, JĂŽ Soares, Jorge DĂłria, Agildo Ribeiro, Pedro Paulo Rangel, Dercy Gonçalves e MarĂlia PĂȘra.
Desde 1988 era presidente da Escolinha de Arte do Brasil, entidade educacional voltada para a arte-educação fundada por Augusto Rodrigues, em frente ao Shopping Rio Sul
Ao lado do também produtor cultural Max Haus, Orlando Miranda foi responsåvel também pelo Teatro da Galeria, por vårias décadas. O espaço fez muito sucesso com espetåculos teatrais com Paulo Autran, musicais de Wolf Maya e até mesmo de Oswaldo Montenegro.
Como servidor pĂșblico, Orlando Miranda foi Diretor do Serviço Nacional de Teatro â SNT, entre os anos de 1974 e 1981 e Presidente do Instituto Nacional de Artes CĂȘnicas â INACEN entre 11981 e 1985. Essas instituiçÔes eram responsĂĄveis por elaborar e executar as polĂticas pĂșblicas do Governo Federal para o desenvolvimento das Artes CĂȘnicas no paĂs. Foi durante a sua gestĂŁo no INACEN, em 1982, que Orlando, junto a Luiz Franco Olimecha, idealizou e fundou a Escola Nacional de Circo da Funarte, que se tornou uma referĂȘncia internacional no ensino da arte circense.
Orlando foi, ainda, ao lado de Rodrigo Faria Lima, um dos criadores da ACET â Associação Carioca dos EmpresĂĄrios Teatrais - e da Campanha de Popularização do Teatro, âVĂĄ ao Teatroâ, mais conhecida como a Campanha das Kombis, que oferecia ingressos com preços mais acessĂveis, para as principais peças teatrais em cartaz no RJ, durante todo mĂȘs de dezembro. Os ingressos eram vendidos em kombis paradas nas principais praças da cidade.
O velĂłrio de Orlando Miranda estĂĄ marcado para acontecer a partir das 10h desta quarta-feira (11), na capela 1 do Memorial do Carmo, no Caju, na Zona Central do Rio. ApĂłs a cerimĂŽnia, o corpo do produtor cultural serĂĄ cremado.
Viva ORLANDO MIRANDA!!!
Viva a sua histĂłria e a sua arte!